Em cada ano que passa é usual fazer-se o balanço de factos e personalidades que o marcaram.
Também eu fui afectado por este síndrome e dei por mim a fazer o meu próprio escrutínio.
A nível desportivo, e uma vez que o Sporting nada ganhou o que a acontecer tornria tal acontecimento no acontecimento desportivo do ano, o principal destaque vai para o maior fenómeno do atletismo mundial, Usain Bolt. É impressionante a diferença deste rapaz para o resto da cambada! Dá ideia que se corresse ao pé coxinho seria campeão olímpico na mesma
No plano internacional escolhi duas personagens:
Barack Obama que ao ser eleito emprestou ao mundo a esperança na resolução dos principais problemas de relacionamento entre os povos. O problema é que o empréstimo parece já ter terminado e o juro que vamos pagar não parece baixar nadinha!
Sílvio Berluconi pelo simbolismo do que de pior há no ser humano. Este crápula além de homofóbico, nazi e machista de cada vez que é notícia é-o pelas piores razões. Destaco a célebre mensagem de conforto aos desalojados de Áquila dizendo-lhes que fizessem de conta que estavam a acampar no campo! Só de alguém acéfalo…
No obituário do ano destaco:
Michael Jackson; apesar de eu não ser seu grande fã e de não simpatizar nada com a sua figurinha sinistra aliada a um modus vivendi muito pouco ortodoxo, a verdade é que o homem (ou coisa) foi o grande símbolo da música pop dos anos 80 e 90. Até na morte foi esquisito e ao que consta a sua sombra paira no seu rancho Neverland.
Raul Solnado foi um dos grandes comediantes portugueses do século XX e além disso uma figura ímpar da cultura em Portugal. A obra da casa do artista, da qual foi director até à sua morte é um dos felizes contributos que nos deixou.
No plano dos acontecimentos marcantes destaco o Acidente aéreo do Airbus da Air France. Impressionou-me, além de toda a tragédia, o facto do avião estar desaparecido, nunca imaginei que durante a travessia do Atlântico não houvesse controlo GPS sobre as aeronaves!
O sismo de Áquila que arrasou por completo a cidade fazendo cerca de 300 mortos.
Tenho também que referir a guerra no Iraque porque, apesar de não parecer, ainda é uma realidade. O facto de todos os dias ouvirmos falar de 50,30,90 mortos num atentado faz com que não lhe demos grande importância! E pensar em como tudo isto começou…Parecia mesmo que eles tinham armas de destruição maciça….
Depois há o habitual, assuntos de sempre que dificilmente serão resolvidos:
O Clima; após a já tão badalada cimeira de Copenhaga tudo ficou como dantes, ou seja, poluam e paguem e o clima que se lixe!
A fome; fala-se muito da crise do subprime e de como afectou o mundo (dos ricos) mas esquece-se frequentemente que metade da população mundial é pobre e que 1/6 da população vive miseravelmente.
Para finalizar falar de mais dois assuntos marcantes:
Gripe A, provavelmente o maior flagelo da história mundial. Após uma acção de sensibilização enorme, colocando em pânico toda a população a montanha pariu um rato. A mortalidade da gripe A comparativamente à cólera ou à malária (1 milhão de crianças com menos de 5anos/ano) não tem qualquer expressão!
Face oculta/justiça: a maior bandalheira do nosso país. Nada do que atinja a nata da nossa sociedade dá em alguma coisa.
Fiquem também com umas imagens premiadas pela world press photo referentes ao ano que agora finda clicando aqui.
Não consegui dizer bem de nada?
É da miopia…
Beijos e abraços e feliz 2010 para todos!!!!
PS:estive para colocar fotos mas dava um trabalhão do caraças... :)